Cávado + Igual2021-02-24T15:55:14+00:00

EEA Grants

Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados – Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre este três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Saiba mais em: www.eeagrants.gov.pt

                     Working together for a green, competitive and inclusive Europe

    Projeto Cávado + Igual                         

Entidade Promotora:

Comunidade Intermunicipal do Cávado

Morada: Rua do Carmo, nº29, 4700-309 Braga

Tel: 253201360

Email: geral @cimcavado.pt

Contacto para efeito de comunicação: ritasilva@cimcavado.pt

PARCEIROS DO PROJETO

RESUMO PROJETO CÁVADO+IGUAL

O Projeto “Cávado + Igual”, integra como promotor a Comunidade Intermunicipal do Cávado e como parceiros os seis Municípios associados- Munícipio de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro, o CIES-IUL (entidade científica) e o KUN (parceiro internacional). Pretende materializar a primeira abordagem sistematizada e estratégica da CIM direcionada para as questões da igualdade e da conciliação, em matéria de gestão organizacional dos Municípios associados.

Neste contexto, é dado um passo concreto e fundamental para promover ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores a nível interno e externo que garantam, de forma inequívoca, a igualdade entre homens e mulheres e conciliação.

Os propósitos subjacentes ao projeto centram-se na assunção de um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação, a criação de um referencial que apresente os níveis de igualdade na ação dos municípios e CIM e a adoção de medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores.

Ensaia-se uma carteira de atividades estruturadas em 5 eixos:

  • Diagnóstico (instrumentos de recolha de informação e dinâmicas participativas que permitam ler a cultura organizacional, perceções e identificar áreas lacunares no domínio da igualdade e conciliação);
  • Programa Cávado + Igual (construção dos Programas Municipais para a Igualdade e Conciliação, numa base participativa);
  • Formação para a utilização/aplicação dos instrumentos do Local Gender Equality e obtenção de conhecimentos e competências de planeamento, com base nos princípios da igualdade e da não discriminação;
  • Gestão, Monitorização e Avaliação;
  • Disseminação e Divulgação.

Assume-se como uma oportunidade de georreferenciar um novo mapeamento autárquico na promoção da IND e de desenvolver situações de ensaio e experimentação de novas técnicas / abordagens de intervenção para reforço da validação científica.

ATIVIDADES

NOTICIAS

2610, 2020

CIM Cávado apresenta Projeto Cávado + Igual na cerimónia nacional de entrega de prémios “Viver em Igualdade”.

Decorreu no passado dia 23 de outubro no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira, a Cerimónia de Entrega da 5.ª Edição do Prémio “Viver em Igualdade 2020-2021”, uma iniciativa de âmbito nacional que distingue Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. A Comunidade Intermunicipal do Cávado esteve presente, representada pela técnica Daniela Gomes,

Financiado por:

Operador do Programa:

Promotor:

Parceiros:

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants.