EEA Grants
Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados – Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre este três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em: www.eeagrants.gov.pt
Working together for a green, competitive and inclusive Europe
Projeto Cávado + Igual
PARCEIROS DO PROJETO
RESUMO PROJETO CÁVADO+IGUAL
O Projeto “Cávado + Igual”, integra como promotor a Comunidade Intermunicipal do Cávado e como parceiros os seis Municípios associados- Munícipio de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro, o CIES-IUL (entidade científica) e o KUN (parceiro internacional). Pretende materializar a primeira abordagem sistematizada e estratégica da CIM direcionada para as questões da igualdade e da conciliação, em matéria de gestão organizacional dos Municípios associados.
Neste contexto, é dado um passo concreto e fundamental para promover ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores a nível interno e externo que garantam, de forma inequívoca, a igualdade entre homens e mulheres e conciliação.
Os propósitos subjacentes ao projeto centram-se na assunção de um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação, a criação de um referencial que apresente os níveis de igualdade na ação dos municípios e CIM e a adoção de medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores.
Ensaia-se uma carteira de atividades estruturadas em 5 eixos:
- Diagnóstico (instrumentos de recolha de informação e dinâmicas participativas que permitam ler a cultura organizacional, perceções e identificar áreas lacunares no domínio da igualdade e conciliação);
- Programa Cávado + Igual (construção dos Programas Municipais para a Igualdade e Conciliação, numa base participativa);
- Formação para a utilização/aplicação dos instrumentos do Local Gender Equality e obtenção de conhecimentos e competências de planeamento, com base nos princípios da igualdade e da não discriminação;
- Gestão, Monitorização e Avaliação;
- Disseminação e Divulgação.
Assume-se como uma oportunidade de georreferenciar um novo mapeamento autárquico na promoção da IND e de desenvolver situações de ensaio e experimentação de novas técnicas / abordagens de intervenção para reforço da validação científica.