Formação2021-10-13T11:48:13+00:00

Formação

Educação e Qualificação
Coesão Social
Formação

Os Planos de Formação Intermunicipais para ativos dos Municípios associados é uma prática na NUT III Cávado de há mais de 15 anos, o que tem permitido ganhos de qualidade e eficiência associadas à profissionalização da função, à gestão dos recursos e às economias de escala.

O levantamento diagnóstico das necessidades formativas locais e o processo de elaboração dos Planos de Formação Intermunicipais tem sido desenvolvido em estreita cooperação com o grupo de coordenação, composto pelos interlocutores municipais e entidades associadas.

No contexto do quadro comunitário Portugal 2020, o POR Norte 2020 lançou em Novembro de 2018 o Aviso N.º Norte-62-2018-34 que visa reforçar a capacitação da administração pública local, com competências promotoras da melhoria da eficácia e da eficiência dos serviços, quer por via da simplificação regulamentar e dos processos internos, quer pela implementação de novos modelos organizativos.

Tratando-se de um aviso que tem a formação profissional dos trabalhadores da Administração Local como um dos seus pilares fundamentais, a CIM Cávado elaborou a candidatura do Plano de Formação para a Modernização e Capacitação da Administração Local da NUT III Cávado.

A metodologia subjacente à construção da candidatura do Plano para a Formação e Capacitação na NUT III Cávado assentou numa interação contínua com os Municípios e Grupo de Coordenação da Formação Intermunicipal do Cávado, desde a fase de levantamento das necessidades formativas até à fase de revisão e validação das ações formativas.

O Plano de Formação para a Modernização e Capacitação da Administração Local da NUT III Cávado prevê um investimento global de 439.463,15€, co-financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu, por via da implementação de 35 ações formativas para o biénio 2020-2021, distribuindo-se os cursos de formação pelas seguintes áreas temáticas:

NOTICIAS

Go to Top