A Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria com os Municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde promoveu no dia 21 de junho, a sessão de apresentação do Gabinete de Apoio às Vítimas do Alto Cávado (GAVAC), momento que marca a continuidade do funcionamento do serviço de atendimento e acompanhamento a pessoas vítimas ou em exposição à situação de violência doméstica.

Esta sessão decorreu na Câmara Municipal de Vila Verde, na presença da Presidente, Júlia Fernandes, que é também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), e dos presidentes das câmaras de Amares, Manuel Moreira, e de Terras de Bouro, Manuel Tibo.

Júlia Fernandes, lembrou que o GAVAC nasce de forma a dar continuidade à missão conjunta dos Municípios para com as vítimas de violência doméstica, tendo um âmbito geográfico intermunicipal e assentando numa lógica de ação em rede. A nova estrutura de atendimento irá funcionar de modo descentralizado e permitindo o acesso da população residente nestes territórios ao Gabinete disponível nos três concelhos, desde Amares às quartas e sextas, Terras de Bouro às segundas e Vila Verde às terças e quintas-feiras.
Sendo um serviço ao dispor da comunidade tem como principais destinatários crianças, jovens, adultas/os, idosos/as e/ou familiares de uma vítima ou em exposição à situação de violência doméstica. Para recorrer ao GAVAC, quer seja ao nível de denúncia e sinalização de situações de Violência Doméstica ou da própria Vítima, está disponível o seguinte endereço de correio eletrónico: gavac@cimcavado.pt
Na referida apresentação, foi ainda divulgado o “Plano de Intervenção Intermunicipal para a Violência Doméstica”, desenvolvido no âmbito do Projeto “Envolver”, pela SOPRO – ONG, e apoiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).
Braga, 22 junho 2023

Partilhe esta notícia!