Decorreu na tarde do passado dia 25 de março, no Salão Nobre da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, a sessão pública de apresentação do Livro “Seis Lendas com Legendas”.

Esta sessão contou com a presença de Júlia Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e Vice-Presidente da CIM Cávado, dos vereadores/as dos Municípios de Amares, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde, Rafael Amorim, Primeiro Secretário Executivo da CIM Cávado, Pedro Seromenho, autor da obra e Soraia Oliveira, que coordenou o projeto na área das ilustrações.

O livro conta a história de um rio que viaja através das lendas da região, em que cada um dos concelhos do Cávado contou com a participação de diferentes ilustradoras, das quais Cátia Oliveira, Sara Lou, Gabriela Araújo, Mariana Gusmão, Catarina Bico e Soraia Oliveira.

A criação deste livro ocorre, no âmbito do Projeto “Cultura para Todos no Cávado”, e teve como objetivo fomentar a literacia e educação patrimonial do território do Cávado junto de público infantojuvenil através de um projeto de literatura infantil.

O projeto “Cultura para Todos no Cávado” é um projeto de intervenção social com recurso a práticas artísticas, enquanto abordagem inovadora para grupos e/ou pessoas com particulares dificuldades de inclusão social. Este projeto foi alvo de uma candidatura aprovada ao abrigo do Aviso NORTE-30-2019-34 e do Programa Operacional Regional Norte 2020, com o investimento total de 216.470,59€ e cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu.

Pretende-se que este livro sirva de suporte para a educação e conservação do património oral, através da literatura infantil, da mediação da leitura e simultaneamente desenvolver um processo de intervenção/integração social através de uma prática artística multidisciplinar, em que os jovens podem descobrir o gosto e o interesse pelas diversas ramificações do fascinante mundo das artes e o território onde se encontram.

Esta viagem repleta de cor e aventura está disponível também em formato audiobook, para uma leitura inclusiva e acessível a todos/as. A voz é dos alunos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, das turmas A e B do 7º ano e pode ser consultada em: https://www.youtube.com/watch?v=9d1nhGJd7pc

Nas próximas semanas, realizar-se-ão sessões de apresentação do livro em cada município da NUTS III Cávado, nomeadamente junto dos/as alunos/as dos agrupamentos de escolas, com oficinas de ilustração, conversas com o autor Pedro Seromenho e um momento para “hora do conto”.

Braga, 28 Março 2022

 

Partilhe esta notícia!