No passado dia 6 de março, a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em articulação com a Agência Nacional de Inovação (ANI), organizou a primeira reunião de trabalho online sobre a Carta de Missão Adaptação às Alterações Climáticas, que contou com a participação de diversas entidades nacionais signatárias (Municípios e Comunidades Intermunicipais). Este encontro surge no seguimento do “Lançamento da Missão da União Europeia para a Adaptação Climática”, que decorreu a 26 de janeiro, em Bruxelas, com o intuito de constituir um Fórum de partilha de boas práticas e experiências no âmbito da adaptação às alterações climáticas.

A Carta de Missão tem como propósito apoiar regiões e autoridades locais europeias para a resiliência climática até 2030, construir uma comunidade de práticas sobre a temática e apoiar a realização do European Green Deal e da Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações climáticas. 

Na lista de signatários, divulgada a 7 de março, constam 45 entidades portuguesas – sendo Portugal o país europeu com maior número de entidades assinantes. Para além da CIM do Cávado (que assinou a Carta em Junho de 2022), integram a lista dois municípios do território: município de Braga e município de Esposende. 

A reunião foi um momento importante de networking entre as entidades, que reconheceram a mais-valia da consolidação e alargamento deste fórum e a sua contribuição para consensualização e apresentação de propostas sobre estas questões à Comissão Europeia. 

A experiência em projetos relacionados com a temática da adaptação às alterações climáticas financiados por programas europeus foi um dos temas debatidos pelas entidades, como o programa HORIZON Europe, com a apresentação dos avisos abertos ou com previsão de abertura, pela Drª Natália Dias, da ANI. 

A CIM Cávado, assumindo a adaptação às alterações climáticas como uma prioridade, integra um consócio europeu liderado pela Deltares (Alemanha), no âmbito do projeto NBRACER – NatureBasedSolutions for Atlantic Regional ClimateResilience, financiado pelo programa HORIZON, que apresenta uma abordagem inovadora e prática para acelerar a transformação das 30 regiões parceiras, visando torná-las mais resilientes às alterações climáticas, mais seguras, verdes, limpas, saudáveis e justas. A adaptação basear-se-á em nature-basedsolutions (NBS), ou seja, nos recursos fornecidos pelas paisagens biogeográficas. 

No território do Cávado, com base em nature-basedsolutions, serão realizadas iniciativas para fornecer ao território respostas mais resistentes ao clima, incluindo as relacionadas com a gestão da água, sistemas costeiros e marinhos e biodiversidade; melhoria da urbanização sustentável para reduzir o impacto das ondas de calor o território mais resistente do ponto de vista ambiental; restaurar ecossistemas degradados para melhorar a resiliência dos ecossistemas, com especial enfoque na gestão multifuncional das linhas de água da bacia do Cávado, fornecendo solução tanto para inundações e secas como para a proliferação de espécies aquáticas invasoras. 

 

Braga, 13 março 2023

Partilhe esta notícia!