A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) promoveu no passado dia 7 de junho, uma sessão online sobre o tema “Sustentabilidade das Políticas Públicas e dos Territórios (Inter)municipais”. Esta sessão, integrada na Semana do Ambiente, reuniu cerca de oitenta participantes e teve como objetivo promover uma oportunidade de partilha de conhecimentos e reflexões sobre o desenvolvimento das políticas públicas e dos territórios.

Esta iniciativa constituiu o resultado de uma formação-ação promovida pela CIM Cávado com os seus municípios associados, que decorreu entre setembro de 2021 e março de 2022, e que abordou temas pertinentes para a capacitação de agentes locais em matérias de sustentabilidade. A sessão decorreu através de três painéis temáticos, correspondendo aos principais temas trabalhados na referida formação-ação: Ação Climática, Economia Circular e Monitorização e Comunicação da Sustentabilidade.

A sessão de abertura contou com a presença do Primeiro Secretário Executivo da CIM Cávado, Rafael Amorim, que destacou a importância da promoção e articulação dos interesses comuns dos municípios no planeamento e na gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território do Cávado, “sendo que a partilha de conhecimentos e experiências é um dos principais instrumentos para alcançar esse objetivo”. O primeiro painel dedicado à Ação Climática, moderado pela Simbiente, contou com uma apresentação de Ana Paula Rodrigues da Agência Portuguesa do Ambiente relativa à recente Lei de Bases do Clima e com a partilha de duas iniciativas municipais desenvolvidas durante a referida formação-ação – o Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima do Município de Braga e a Estratégia de Mobilidade Sustentável do Município de Esposende.

No segundo painel, dedicado ao tema da Economia Circular e moderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, abordou o papel da Administração Local na transição para modelos circulares, e prosseguiu com a apresentação de três iniciativas municipais sobre a temática – o Manual para Compras Públicas Circulares do Município de Esposende, o Diagnóstico para a Economia Circular do Município de Braga e o Plano de Ação Municipal para a Economia Circular do Município de Esposende.
Por fim, o painel dedicado ao tema da Monitorização e Comunicação da Sustentabilidade, moderado pelo Município de Esposende, abordou a experiência do CESOP Local na elaboração do Índice de Sustentabilidade Municipal e uma iniciativa municipal desenvolvida durante a formação-ação – o Sistema de Avaliação da Sustentabilidade Municipal do Município de Braga.
Os debates que se seguiram permitiram aprofundar a reflexão, destacando o papel das políticas públicas enquanto impulsionadores de comportamentos e da sustentabilidade dos territórios, bem como os principais desafios que se colocam aos agentes locais nesse caminho.

A sessão de encerramento ficou a cargo da Coordenadora da Unidade de Planeamento Territorial da CIM do Cávado, Joana Peixoto, que deixou o desafio aos participantes de “dar continuidade às iniciativas agora partilhadas e à sua replicação e adaptação a outros municípios, porque apenas dessa forma será possível articular esforços e encontrar sinergias para o desenvolvimento sustentável e a utilização eficiente dos recursos neste território”.

Sessão disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCcWUHxrGGCCUz4n835o-Blw

Braga, 14 de junho 2022

Partilhe esta notícia!