Arrancaram esta semana algumas iniciativas do programa “​Língua – Laboratórios de Improvisação e Geração de Artes”, promovido pela CIM Cávado, no âmbito do Projeto “Cultura para Todos no Cávado”, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) do Norte2020.
Um dos principais objetivos deste programa é desenvolver um processo de intervenção/integração social através de uma prática artística multidisciplinar, em que as crianças e jovens podem descobrir o gosto e o interesse pelas diversas ramificações do fascinante mundo das artes e o território onde se encontram.
As primeiras sessões já chegaram às Escolas Profissionais EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde, Escola Profissional de Esposende – Página Oficial e Escola Profitecla – Delegação de Braga e contaram com a presença da artista musical CAPICUA, com especial ligação à cultura Hip Hop.
Neste encontro a artista partilhou com os alunos a sua experiência de vida, desde a escrita, inspirações até ao desenvolvimento de projetos artísticos, nomeadamente nas comunidades em que esteve inserida. Para a artista “a música fala a linguagem das pessoas” sendo uma “presença permanente na nossa vida”.
A designação LINGUA pretende ser um ponto de partida, uma questão base para as novas linguagens artísticas que são passíveis de ser trabalhadas com ferramentas convencionais e com novos meios digitais, influenciando a forma como trabalhamos este órgão humano.
3 fevereiro 2022

Partilhe esta notícia!