Cávado Qualifica 2030 – Plano de Formação Intermunicipal do Cávado

A implementação de Planos de Formação Intermunicipais dirigidos aos trabalhadores dos municípios associados é uma prática consolidada na NUT III Cávado há mais de 15 anos. Esta abordagem tem contribuído de forma significativa para a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços, promovendo a profissionalização das funções, a otimização de recursos e a concretização de economias de escala.

No âmbito do Portugal 2030, o Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030) lançou, em dezembro de 2024, o Aviso NORTE2030-2024-80 sob a designação “Competências e Qualificações na Administração Local (IT)”. Este aviso tem como principal objetivo promover a adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança, o envelhecimento ativo e saudável e um ambiente de trabalho saudável e bem adaptado capaz de prevenir riscos para a saúde.

Neste contexto, e considerando que a formação profissional dos trabalhadores da administração pública regional e local constitui um dos eixos centrais do referido aviso, a CIM Cávado apresentou, em copromoção com a TecMinho, a candidatura do projeto “Cávado Qualifica 2030 – Plano de Formação Intermunicipal do Cávado”.

A metodologia adotada para a construção desta candidatura baseou-se numa colaboração contínua com os municípios e o Grupo de Coordenação da Formação Intermunicipal, desde o levantamento das necessidades formativas até à validação final das ações previstas.

O Cávado Qualifica 2030 prevê um investimento total de 1 024 115,29 €, cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu+, prevendo-se a realização de 104 ações formativas entre 2025 e 2029.

Educação e Inovação Social

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO:
O aumento significativo da população migrante em Portugal exige um reforço da capacitação dos técnicos municipais para garantir uma integração eficaz e sustentável. Este curso visa preparar técnicos/as municipais para atuar de forma eficaz na inclusão e proteção social da população migrante, promovendo estratégias de mediação intercultural e intervenção social ajustadas à realidade municipal.

DESTINATÁRIOS:
Técnicos superiores municipais da área de desenvolvimento social.
Profissionais de serviços sociais e atendimento ao público em contextos municipais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Compreender os desafios sociais, culturais e económicos da população migrante em Portugal;
– Capacitar técnicos/as municipais para o atendimento humanizado e eficaz de migrantes;
– Promover o conhecimento das políticas públicas e boas práticas de integração;
– Desenvolver competências de mediação intercultural e comunicação eficaz;
– Fomentar estratégias de apoio psicossocial e jurídico para migrantes;
– Integrar metodologias de trabalho colaborativo com entidades locais e ONGs.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Presencial

ENTIDADE FORMADORA: TecMinho

DATA: a definir

HORAS: 70

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO:

No presente curso serão abordadas diversas temáticas relacionadas a participação de todas as crianças/jovens em ambiente escolar, garantido para tal que todos/as os/as profissionais tenham as estratégias básicas, nomeadamente na área da alimentação, comunicação, motora, sensorial, comportamental, entre outras.

DESTINATÁRIOS:

Pessoal não docente (assistentes operacionais) dos estabelecimentos de ensino público com contrato de trabalho em funções públicas celebrados e geridos pelos respetivos municípios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Conhecer as características clínicas, funcionais e comportamentais das várias condições clínicas: Autismo, Paralisia Cerebral; síndromes neurológicas, Défice intelectual e Trissomia 21;
– Saber as características sensoriais, comunicativas, motoras e de alimentação das várias condições;
– Aprender a utilizar estratégias sensoriais (visuais, propriocetivas, vestibulares) para regular comportamentos;
– Aprender a utilizar estratégias motoras (posicionamentos adequados para promover a participação dos estudantes cadeirantes ou com limitação motora; posicionamentos de descanso; técnicas de transferência para a “higienização” dos alunos);
– Aprender a utilizar estratégias comunicativas (utilização de símbolos, gestos e cadernos de comunicação);
– Aprender a utilizar as estratégias para alimentação (como alimentar crianças com alterações motoras graves; alimentação por PEG; procedimentos de segurança).

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Presencial

ENTIDADE FORMADORA: TecMinho

DATA: a definir

HORAS:

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO:

A finalidade desta intervenção formativa é contribuir para que os/as formandos/as enquanto agentes no processo de mediação para a aprendizagem, sejam dotados/as de ferramentas e técnicas/estratégias de Educação Consciente, que lhes permitam sentirem-se bem, cuidados, empoderados e com recursos pessoais e profissionais para promover um ambiente educativo estável e harmonioso, onde é imprescindível a sua capacidade de comunicar e resolver conflitos, promovendo mudanças em si e nos contextos onde operam, potenciando assim um desenvolvimento educativo mais integrado e harmonioso, onde é imprescindível a sua capacidade de comunicar e resolver conflitos.

DESTINATÁRIOS:

Pessoal não docente (assistentes operacionais) dos estabelecimentos de ensino público com contrato de trabalho em funções públicas celebrados e geridos pelos respetivos municípios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Compreender os valores da Parentalidade Educação Consciente;
– Adotar estratégias para uma Comunicação Consciente (não violenta) – verbal ou não-verbal – mais eficaz e orientada;
– Conhecer e aplicar estratégias de foco e atenção plena, no exercício profissional;
– Conhecer e utilizar o método LASEr, para identificar as necessidades das crianças/ alunos/adultos;
– Utilizar o “Emocionário”.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Presencial

ENTIDADE FORMADORATecMinho

DATA:
HORAS:

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO:

Decorrente da transferência de competências os/as técnicos/as que trabalham a área social nos municípios são confrontados com desafios constantes na gestão quotidiana da sua ação, razão pela qual os/as participantes deste curso serão incitados/as a explorar/refletir sobre o papel central que a administração local representa na inovação social dos seus territórios à luz das tendências globais e locais. Serão identificados e diagnosticados os problemas sociais deste território, tendo como referência, entre outros, os recursos disponíveis e a exploração de técnicas de co-criação de soluções envolvendo a comunidade e os stakeholders do território.  Este curso visa capacitar profissionais municipais da área social para a criação de protótipos para o desenho de soluções para os seus problemas sociais, procurando escalar soluções inovadoras para esses mesmos problemas, nomeadamente ao nível do seu financiamento e construção de parcerias estratégicas e duradoras que contribuam para a garantia e sustentabilidade dos seus projetos e iniciativas. A avaliação dos projetos/iniciativas operacionalizados pelos municípios é uma dimensão de extrema relevância pelo que serão trabalhadas práticas e metodologias de avaliação do seu impacto.

DESTINATÁRIOS:

Técnicos superiores municipais da área social e desenvolvimento local

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Refletir sobre o papel da administração local na inovação social, explorando as tendências globais e locais na gestão de problemas sociais.
– Identificar e diagnosticar os problemas sociais no território;
– Identificar os recursos disponíveis para a inovação social;
– Identificar técnicas de co-criação de soluções, promovendo a participação ativa da comunidade e dos stakeholders no processo de resolução dos problemas sociais.
– Promover a criação de protótipos e o desenho de soluções inovadoras, para resolver os problemas identificados, tendo em conta as limitações orçamentais e a busca por soluções escaláveis.
– Conhecer as formas de financiar projetos de inovação social;
– Explorar como construir parcerias estratégicas duradouras;
– Medir os resultados das iniciativas sociais e garantir a eficácia das políticas implementadas.
Implementar práticas de gestão de projetos sociais, com foco em resultados mensuráveis.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Presencial

ENTIDADE FORMADORA: TecMinho

DATA:

HORAS: