As escolas da CIM Cávado brilharam na 15.ª edição do projeto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho”, que também celebrou os seus 15 anos de existência. Este é um projeto 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗶𝗱𝗼 𝗽𝗼𝗿 𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗖𝗜𝗠 𝗲 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝟮𝟬𝟯𝟬
Desde o início do ano letivo de 2017/2018, a CIM do Cávado tem participado ativamente nesta iniciativa, reforçando o seu compromisso em promover a educação financeira junto das suas comunidades escolares.
O Grande Concurso Final, que marcou o encerramento do ciclo deste projeto, premiou cinco turmas da região pelo seu desempenho diferenciador. Os vencedores foram anunciados e homenageados a 4 de junho, numa tarde festiva que contou com a presença de cerca de 600 participantes nos jardins da Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto.
Esta edição teve um significado especial: além de reconhecer os melhores trabalhos realizados por estudantes de todo o país, foi um momento celebrativo da trajetória de 15 anos dedicada à educação financeira, envolvendo mais de 115 mil alunos ao longo do tempo. A tarde foi marcada por momentos de alegria, entusiasmo e orgulho, com alunos e professores a partilharem os resultados do seu esforço na literacia financeira.
Os projetos premiados abordaram temas como poupança, orçamento familiar, consumo consciente, planeamento financeiro e sustentabilidade. As turmas vencedoras da CIM do Cávado foram:
  • Barcelos – Turma 1V da Escola Básica de Viatodos
  • Barcelos – Turma 4V1 da Escola Básica de Viatodos
  • Braga – Turma 4.ºF da Escola Básica de São Lázaro
  • Braga – Turma 2.ºA da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian
  • Vila Verde – Turma T8 da Escola Básica de Prado
Um destaque especial vai para a turma 1V da Escola Básica de Viatodos, que conquistou o 3.º Prémio na categoria do 1.º Ciclo (1.º e 2.º anos), e para a turma 4.ºF da Escola Básica de São Lázaro, que recebeu a “Menção Honrosa Seguros – Replicabilidade” no escalão do 1.º Ciclo (3.º e 4.º anos). Ambas as turmas foram reconhecidas a nível nacional pelos seus trabalhos criativos, com as pontuações mais elevadas entre todas as escolas participantes.
O projeto “No Poupar Está o Ganho” promove a literacia financeira através de atividades práticas, vídeos, desafios e materiais pedagógicos que envolvem alunos e professores em aprendizagens úteis para o quotidiano. Os docentes também recebem formação e suporte para integrar estes conteúdos de forma eficaz nas suas aulas, alinhando-se às orientações curriculares.
Este reconhecimento reforça o papel das escolas da região na promoção
de uma educação financeira sólida, preparando as novas gerações para tomarem decisões mais conscientes e sustentáveis no futuro.
Para saber mais sobre o projeto, aceda a: https://nopouparestaoganho.pt

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