As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “No Poupar Está o Ganho” premiaram, a nível municipal, seis turmas da Comunidade Intermunicipal do Cávado, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com milhares de alunos de todo o país.

Responder a um quiz digital com 60 perguntas sobre educação financeira foi o desafio lançado aos alunos do 1.º ao 12.º ano que integram o “No Poupar Está o Ganho”, um projeto de educação financeira que ensina aos mais novos a importância do dinheiro e da poupança, contribuindo para que se tornem futuros consumidores mais informados e conscientes.

Com o mesmo propósito, o projeto lança anualmente as Olimpíadas de Educação Financeira. Milhares de alunos empenharam-se na conquista dos primeiros lugares, procurando responder acertadamente às questões no menor tempo possível.

Entre os premiados, estão sete turmas que alcançaram os melhores resultados dos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Cávado, nos respetivos escalões de ensino:

  • Amares – Escola Básica de Feira Nova – 4.ºE
  • Barcelos – Escola Básica EB de Vila Frescaínha – 1.ºC
  • Barcelos – Escola Básica de São Brás – 4.ºBarcelinhos4
  • Braga – Escola Básica de Estrada – 1.º/2.º8
  • Braga – Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – 3.ºA
  • Vila Verde – Escola Básica n.º 2 de Vila Verde – 3.ºT37

Os alunos provaram os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, empréstimos, seguros). Juntaram-se ainda temáticas como ética, direitos e deveres do consumidor e economia circular. A poupança é também um assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico nacional.

O projeto de educação financeira proporciona aos alunos conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica.

Para mais informações sobre as “Olimpíadas de Educação Financeira” e o “No Poupar Está o Ganho”, consultar: https://nopouparestaoganho.pt/

Braga, 02 de maio 2024

 

Partilhe esta notícia!