O projeto Acontece in Loco – Campo do Gerês é uma iniciativa de intervenção que visa promover a resiliência e a dinâmica das comunidades rurais de aldeias de montanha. Cada comunidade tem a sua própria história, as suas organizações locais e está inserida num território específico. Neste projeto o território de intervenção é a freguesia de Campo do Gerês. O projeto aposta no envolvimento das pessoas que vivem e trabalham nesta aldeia na realização de um diagnóstico participativo e ações de capacitação desenhadas à medida deste território local.

Esta iniciativa está integrada na ação do Consórcio Minho Inovação, envolvendo a CIM do Cávado e o Município de Terras de Bouro, e é dinamizada por investigadores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a partir da experiência da implementação do projeto Acontece in Loco – Montanha do Alto Minho, na aldeia de Sistelo. Neste projeto a equipa do IPVC conta com a colaboração dos seguintes atores regionais e locais: Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM); Município de Terras de Bouro; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês (ADERE-PG); Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA); Junta de Freguesia de Campo do Gerês; Associação de Compartes de Campo do Gerês; Associação Cultural Rural Vivo; Associação AFURNA.

Pretende-se ampliar o conhecimento sobre as necessidades mais sentidas pela comunidade e sobre as mudanças consideradas prioritárias, e avançar, tendo em conta as perspetivas dos vários atores, orientações e propostas com vista a melhorar a qualidade de vida, contrariar o despovoamento e promover um desenvolvimento local mais sustentável.

Partners
Com o apoio de:

Activities

Atividades a decorrer

O Seminário denominado “Conservar a Natureza, Conservar as nossas raízes!” irá decorrer no dia 24 de maio (Dia Europeu dos Parques) pelas 14h30 no Museu Vilarinho da Furna.
Este seminário final decorrerá em dois momentos, num primeiro dedicado à temática “Conservar a natureza a partir das nossas raízes”, e um segundo momento dedicado à temática “Enraizamentos em Campo do Gerês”.

Atividades Realizadas

No passado dia 7 de dezembro de 2022 este projeto promoveu uma oficina de trabalho com atores chave do território, que decorreu no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna em Terras de Bouro. A oficina teve como objetivo a apresentação intermédia do diagnóstico territorial e o envolvimento colaborativo entre os diferentes atores chave, envolvendo 16 participantes em representação de entidades regionais e locais nomeadamente: a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado); Município de Terras de Bouro; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês (ADERE-PG); Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA); Junta de Freguesia de Campo do Gerês; Associação de Compartes de Campo do Gerês; Associação Cultural Rural Vivo; Associação AFURNA e Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que dinamizou a sessão.

APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO TERRITORIAL EM CURSO

A primeira parte da oficina dedicou-se à apresentação das atividades desenvolvidas e debate dos resultados obtidos pela equipa técnica da ESA-IPVC, na fase exploratória da elaboração e execução do programa, consistindo na análise de informação estatística, geográfica e documental, entrevistas em profundidade a atores chave e inquéritos por questionário a diferentes públicos/grupos de atores. Considerando que as fases subsequentes do programa envolvem um trabalho mais próximo das pessoas da comunidade, esta oficina permitiu um debate sobre as dinâmicas do território e o enquadramento da tarefa colaborativa proposta que se seguiu.

TAREFA COLABORATIVA

Promoção de um debate participado, tendo os participantes da oficina de trabalho sido convidados a integrar dois grupos distintos, para facilitar a troca informal de ideias e perspetivas. O desafio lançado aos participantes foi o de identificarem as áreas de intervenção nas quais a comunidade local pode ter mais ação e responsabilidade e, subsequentemente, refletir sobre como é que essa capacidade de ação local pode ser potenciada pelas entidades presentes, quer as associações locais e Junta de Freguesia de Campo do Gerês, quer pelos agentes de desenvolvimento territorial que atuam a nível municipal e regional, incluindo-se aqui o Município de Terras de Bouro, ADERE-PG, ATAHCA e ICNF.

No dia 10 de fevereiro de 2023, no âmbito do projeto Acontece in Loco – Campo do Gerês, promoveu-se uma roda de conversa com a comunidade de Campo do Gerês, no edifício da antiga escola primária de Campo do Gerês. A roda de conversa contou com 18 pessoas da comunidade e 3 elementos da equipa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária. A ação teve como objetivo ouvir pessoas com diferentes idades e com diversas formas de ligação e pertença à comunidade quanto aos processos de mudança no território, aspetos positivos e negativos dessa mudança, e perspetivas para o futuro.

No dia 17 de fevereiro de 2023, no âmbito do projeto Acontece in Loco – Campo do Gerês, promoveu-se uma roda de conversa com as comunidades de Campo do Gerês, Carvalheira e Covide, no edifício da antiga escola primária de Campo do Gerês. A roda de conversa contou com 4 participantes da comunidade de Campo do Gerês e 4 elementos da equipa técnica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária. Esta ação teve como objetivo ouvir os participantes sobre as dinâmicas recentes nas atividades agrícolas, na pecuária, na apicultura e nas atividades ligadas ao monte e à sua gestão. Permitiu à equipa compreender melhor o uso das terras e as dificuldades e as oportunidades ligadas à sua valorização e à sua conservação à escala local.

Decorreu no dia 8 de março no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas em Campo do Gerês – Terras de Bouro, uma ação de partilha de experiências inspiradoras e relevantes para um desenvolvimento local sustentável, dentro da temática: Modelos educativos e aprendizagens em territórios de baixa densidade: uma reflexão em torno da sua aplicação em aldeias de montanha.

Para saber mais :

Memorando

Realizou-se no dia 17 de março de 2023, a 2ª Oficina de Partilha de Conhecimentos e Experiências, com a temática Ecoturismo e sustentabilidade dos territórios: uma reflexão em torno do conceito e da sua promoção em Campo do Gerês / Parque Nacional Peneda-Gerês.

Para saber mais: Memorando

Realizou-se no dia 24 de março de 2023, a 3ª Oficina de Partilha de Conhecimentos e Experiências com Jovens, com a temática ” A nossa Natureza, a nossa Escola: Interpretação e Valorização dos Valores Naturais”.

Para saber mais: Memorando

Realizou-se no dia 29 de março de 2023, a 4ª Oficina de Partilha de Conhecimentos e Experiências , com a temática “Valorizar e conservar terras e montes em Campo do Gerês / Parque Nacional Peneda – Gerês.

Para saber mais: Memorando