A CIM Cávado acolheu, nos dias 15, 16 e 17 de junho,𝐮𝐦𝐚 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐚𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐞𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐮 𝐒𝐭𝐫𝐞𝐞𝐭𝐬 𝐟𝐨𝐫 𝐭𝐡𝐞 𝐘𝐨𝐮𝐭𝐡, 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+.
O projeto reúne jovens dos 15 aos 20 anos provenientes de quatro países da União Europeia — Portugal, França, Bélgica e Polónia — com o objetivo de os envolver na construção da cidade do futuro: uma cidade mais flexível, inclusiva, acolhedora e resiliente, capaz de responder às diferentes necessidades dos seus utilizadores.
Através desta iniciativa, pretende-se identificar, desenvolver e testar mecanismos e ferramentas acessíveis e adequados aos jovens, promovendo a sua participação ativa na conceção e melhoria dos espaços públicos. O encontro de acompanhamento foi organizado pela CIM do Cávado, em parceria com o Município de Vila Verde, reunindo representantes dos vários parceiros envolvidos no projeto.
Ao longo dos seus 30 meses de duração, o Streets for the Youth pretende contribuir para a adaptação dos territórios aos desafios futuros, através da mobilização de jovens, decisores políticos e especialistas. O projeto procura promover uma reflexão conjunta sobre as transformações que se perspetivam tanto em contextos urbanos como rurais, reforçando a capacidade das comunidades para responder a essas mudanças.
Entre os principais objetivos destacam-se a capacitação dos diferentes intervenientes e a criação de oportunidades para que os jovens façam ouvir a sua voz nos processos de decisão relacionados com o planeamento e a construção dos espaços públicos. Paralelamente, visa apoiar representantes eleitos, técnicos municipais e especialistas em planeamento urbano no desenvolvimento de competências que favoreçam uma maior participação da sociedade civil na definição das políticas públicas.
A necessidade de encontrar metodologias eficazes para envolver os jovens nestes processos é cada vez mais evidente. Neste contexto, durante os três dias de trabalho, os participantes partilharam experiências, apresentaram os progressos alcançados e reforçaram a importância do desenvolvimento conjunto de ferramentas de participação juvenil, a testar nos diferentes territórios parceiros.
O encontro permitiu ainda fortalecer a cooperação entre representantes políticos, especialistas em planeamento urbano, profissionais que trabalham com jovens e jovens europeus, promovendo a troca de conhecimentos e boas práticas. Os trabalhos contribuíram também para a elaboração de recomendações dirigidas às comunidades locais, com vista a facilitar e reforçar o envolvimento dos jovens em projetos e estratégias de desenvolvimento e qualificação do espaço público.


