A AITC implementou, em 2026, por deliberação do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, um reforço muito significativo da oferta de transporte público, no âmbito da execução do Contrato de Concessão do Serviço de Transporte Público de Passageiros no Cávado.
Este aumento corresponde a cerca de 123.000 quilómetros anuais adicionais, o que se traduz em 88 novas circulações por dia, através da criação de novos horários e do reforço de viaturas em serviços com maior procura e níveis de congestionamento mais elevados.
Para João Silva, Primeiro Secretário Executivo da CIM Cávado, este reforço representa uma mudança estrutural na resposta do sistema de transportes, “o aumento da oferta em 2026 é um passo determinante para aproximar o transporte público das reais necessidades das populações. Estamos a falar de mais horários, maior frequência e melhor capacidade de resposta nos percursos mais utilizados.”
Segundo o Responsável, esta medida reforça a atratividade do transporte público e contribui para uma mobilidade mais sustentável no território, mencionado que “ao reforçarmos a oferta sem aumentar os custos para os utilizadores, estamos a promover uma alternativa credível ao transporte individual e a melhorar a qualidade de vida no Cávado.”
Em simultâneo com o reforço da oferta, a AITC manterá em 2026 o congelamento das tarifas dos passes sociais, pelo quinto ano consecutivo. Esta decisão representa um investimento financeiro próximo dos 1,7 milhões de euros por parte da CIM Cávado.
A manutenção dos preços visa garantir a acessibilidade económica ao transporte público, sobretudo para trabalhadores e famílias, reforçando a dimensão social da política de mobilidade regional.
Encontra-se também, em curso, o projeto INFO MOB Cávado, que prevê a instalação de 79 painéis de informação em tempo real, digitais e interativos, nos municípios de Amares (11), Barcelos (15), Braga (10), Esposende (10), Terras de Bouro (10) e Vila Verde (23).
Esta rede de equipamentos, interligados entre si e a um centro de gestão de informação da AITC, permitirá um acesso mais rápido, intuitivo e atualizado à informação de mobilidade. A instalação já se iniciou, estando a conclusão prevista até abril de 2026. O investimento total é de 244.000 euros.
Com o reforço da oferta, o congelamento tarifário e a modernização da informação ao utilizador, a AITC e a CIM Cávado consolidam uma estratégia integrada de mobilidade pública mais eficiente, acessível e orientada para o futuro.


