PROTEÇÃO CIVIL E FLORESTAS

A Comunidade Intermunicipal do Cávado consciente da heterogeneidade dos seus territórios e da sua propensão para a ocorrência e propagação de incêndios florestais, pretende implementar o Sistema Integrado de Videovigilância para prevenção de incêndios florestais no Cávado , no sentido de desenvolver uma estratégia regional que permita minimizar os impactos dos incêndios florestais, potenciando os meios disponíveis para a sua vigilância, deteção e combate.

Financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, esta candidatura prevê a instalação de quatro torres de videovigilância, e instalação de equipamentos de visualização / operacionalização nos centros de Gestão e Controlo da Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Braga e Comando Sub-Regional de Operações de Socorro do Cávado que permitam a cobertura do território do Cávado na ordem dos 69%.

Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal do Cávado

A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) assume um papel central na coordenação e execução das ações de proteção civil, especialmente em contextos que exigem uma resposta integrada entre os vários municípios. A sua capacidade técnica e organizacional constitui uma mais‑valia determinante, em particular para os municípios de menor dimensão, que nem sempre dispõem de recursos próprios suficientes para responder a situações de emergência de maior escala.
A operação “Aquisição de Veículo de Apoio Operacional e Logístico” tem como objetivo reforçar a capacidade operacional da CIM Cávado, assegurando melhores condições de mobilidade para a equipa técnica e facilitando as deslocações necessárias ao acompanhamento no terreno. A aquisição desta viatura contribui para uma articulação mais eficaz entre os municípios e os diferentes agentes de proteção civil, garantindo uma resposta mais coordenada, célere e integrada às necessidades do território.
Esta viatura foi financiada pelo Programa NORTE2030, no âmbito do Aviso 2024‑41- Ações materiais de proteção dos territórios, reforçando o compromisso com o investimento na melhoria da capacidade operacional intermunicipal e na resiliência do território.