Inserido na 6.ª Edição do Projeto “AQUA Cávado: o rio que nos une”, a Comunidade Intermunicipal do Cávado lança hoje, dia 22 de setembro, o Concurso de Fotografia “A Biodiversidade dos rios Cávado e Homem”. Esta iniciativa conta com a colaboração da Agência de Energia do Cávado, em parceria com os vários Parceiros do Projeto “AQUA Cávado: o rio que nos une”, nomeadamente o Mosteiro de Tibães, a Direção Regional da Cultura do Norte, as Empresas Municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, a Junta de Freguesia da Loureira e o Clube Náutico de Prado.

O presente concurso de fotografia tem como objetivo sensibilizar os apaixonados da fotografia, profissionais ou amadores, para o tema em particular, promovendo a participação criativa de todos os cidadãos, promovendo o olhar atento sobre os rios Cávado e Homem, alertando para a sua presença e importância, como forma de informar e sensibilizar para a contribuição da biodiversidade dos rios para a sustentabilidade destes e o seu valor acrescentado. Reconhecendo o valor crescente do património ambiental e natural associado aos rios Cávado e Homem, e a importância da preservação do equilíbrio dos seus ecossistemas naturais, a Comunidade Intermunicipal do Cávado pretende mobilizar, junto com os seus parceiros, todos os cidadãos para a divulgação de locais aprazíveis relacionados com o tema em questão, através da fotografia.

Podem participar neste concurso, todos os interessados com idade superior a 18 anos, residentes ou não nos municípios que integram a NUT III Cávado. Os concorrentes devem apresentar-se individualmente, sendo o número de participantes ilimitado.

 

As inscrições são gratuitas e decorrem até dia 30 de Outubro, e implicam aceitação integral do regulamento disponível em www.cimcavado.pt/aqua-cavado/. Cada participante pode apresentar a concurso o máximo de três fotografias, mas só uma destas poderá ser considerada vencedora.

 

A inscrição no concurso de fotografia deverá ser feita no preenchimento de um Formulário Online com os dados de identificação do participante. E a entrega de trabalhos  deverá ser feita através do envio de email para geral@cimcavado.pt , devidamente identificado, que deve conter as peças a concurso e respetiva informação até 30 de Novembro. De notar que a inscrição só será considerada com o envio do email, e respetivo registo no Formulário Online disponível neste link: https://forms.gle/mHMEYFgiXdGmibPs8

 

Recorde-se que esta é a 6.ª Edição do Projecto “Aqua Cávado: o Rio que no une”, projeto de caráter supramunicipal orientado para a sensibilizaçãoconservação e valorização do património natural contido nas faixas ribeirinhas dos Rios Cávado e Homem. As edições deste projeto decorrem anualmente, iniciando no mês de Março (Dia Mundial da Água) e culminando no Dia Nacional da Água (1 de Outubro). Este ano, pelas constrangimentos determinados pela pandemia COVID 19, não foi possível a realização das habituais atividades, tendo as mesmas sido revertidas para outras atividades, como o Concurso de Fotografia.