A partir do dia 1 de julho serão repostas as cobranças de bilhetes (a bordo e na compra de passes) na Rede Essencial de Transporte de Passageiros do Cávado. Esta Rede, da responsabilidade dos Municípios da NUT III Cávado, foi articulada pela Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado com os Operadores de transporte público locais. Trata-se de um esforço considerável de todas as partes envolvidas no sentido de assegurar níveis mínimos de mobilidade às populações, sem serem postas em causa as condições sanitárias, permitindo o uso de transporte público de passageiros em segurança.

Recorde-se que entre os meses de abril a junho a Rede funcionou de forma totalmente gratuita, tendo sido esta despesa integralmente assegurada pelos Municípios.

A Rede foi entretanto alargada, contando atualmente com um total de 28 carreiras espalhadas por todo o território, às quais acrescem os serviços dos TUB e dos Transportes Municipais de Barcelos, e realiza diariamente uma média de 4086 km.

Os tarifários a praticar serão idênticos aos em vigor aquando da suspensão de cobrança de bilhetes no mês de março, mantendo-se também os descontos previstos no Programa PART, particulares em cada Município.

Os horários das carreiras estão disponíveis na página da Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado: https://aitc.cimcavado.pt/