Terminou no passado dia 28 de Maio a Fase Municipal da 2.ª Edição das Olimpíadas do Património e da Cidadania, no âmbito do Projeto Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado. Este concurso contou com a participação de aproximadamente 1065 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade, representando um total de 132 turmas/equipas dos municípios do Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde).

O projeto “Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria com os Municípios da NUT III Cávado e cofinanciado pelo Norte 2020, com o apoio do Fundo Social Europeu, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Destina-se a crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico, e tem como missão prevenir e reduzir o abandono escolar e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. A plataforma proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

A dinamização deste concurso tem como objetivo impulsionar a utilização das TIC na aprendizagem e projetar um intercâmbio entre as escolas, assim como a partilha de experiências culturais e de conhecimentos entre as crianças, através da realização de atividades dinâmicas e lúdicas.

A fase municipal centra-se na competição online entre turmas, na Plataforma +Cidadania, onde todos os alunos puderam participar individualmente para alcançarem a melhor pontuação possível, para a sua turma. Desta fase resultaram 6 turmas vencedoras que obtiveram as melhores pontuações, em cada município, e que são:

Turma CAL-B | Centro Escolar de Caldelas – Amares

Turma 4º -H | Escola Básica de Arcozelo – Barcelos

Turma 4ºA | Escola Básica de Garapôa – Braga

Turma 3º F-3 | Escola Básica de Fão – Esposende

Turma 4.º D | Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro – Terras de Bouro

Turma 4LAG-A | Escola básica da Lage – Vila Verde

 

 

1 Junho 2020, Braga