A Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da NUT III Cávado (EIAAC da NUT III CÁVADO), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), para os 6 concelhos da sub-região do Cávado foi elaborada em estreita colaboração com todos os Municípios do Cávado. Esta estratégia tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre as vulnerabilidades climáticas atuais e futuras deste território e definir uma estratégia intermunicipal de adaptação às alterações climáticas, promovendo o planeamento adaptativo de âmbito local e a capacitação dos técnicos municipais.

Partindo das metodologias de referência ao nível internacional em matéria de planeamento da adaptação às alterações climáticas, procurou-se aprofundar o conhecimento científico sobre o clima atual e futuro do Cávado, conhecer os impactos e consequências dos eventos extremos e das tendências climáticas e a sua relação com a sensibilidade física e setorial. Culminando na elaboração de uma estratégia de adaptação de nível intermunicipal, que identifique um conjunto de medidas de adaptação para o território, numa perspetiva intermunicipal e Municipal para os territórios tão diferentes.

A  EIAAC da NUT III CÁVADO, enquadrada na prioridade 5.1 do PDCT do Cávado, financiada pelo POSEUR, contemplou o estudo, a implementação de um sistema de aquisição e monitorização de informação e ações de comunicação e sensibilização, onde foram desenvolvidas um conjunto de ações.

Assim foi implementado um Sistema de Aquisição e Monitorização das Vulnerabilidades da NUT III Cávado às Alterações Climáticas, composto por seis Estações Meteorológicas Automáticas, instaladas um em cada Município do Cávado, permitindo assim a implementação de uma medida de adaptação às alterações climáticas de grande alcance, com a criação de histórico de dados para o território da NUT III Cávado. Este sistema comunica para uma plataforma de Gestão de dados que  dá informação em tempo real, com comunicação com os Municípios do Cávado.

Foram estabelecidos ainda, protocolos de Cooperação com IPMA, e os Municípios do Cávado para partilha de dados, sendo o objetivo disponibilizar os dados do sistema a outras Entidades.

A nível de comunicação, foram elaboradas Brochuras da EIAAC da NUT III CÁVADO, como elementos de divulgação da estratégia, realizados Workshops de sensibilização junto de escolas da NUT III Cávado e da população em geral.

Os documentos finais estão disponíveis aqui: