AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PARA A INOVAÇÃO NA REDE EDUCATIVA DO CÁVADO

/, Press Center/AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PARA A INOVAÇÃO NA REDE EDUCATIVA DO CÁVADO

AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PARA A INOVAÇÃO NA REDE EDUCATIVA DO CÁVADO

A CIM Cávado tem desenvolvido ações de capacitação dirigidas aos profissionais, que integram as Equipas Multidisciplinares dos projetos municipais de promoção do sucesso escolar da NUT III Cávado. As acções decorreram nos passados meses de dezembro (17 a 19 de dezembro) e em Janeiro (09 e 15 de Janeiro).

Estas iniciativas enquadram-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Cávado, especificamente no projeto intermunicipal de capacitação, acompanhamento e avaliação, e têm como objetivo criar oportunidades para a aquisição de competências, métodos, técnicas e estratégias de intervenção promotoras de sucesso educativo junto dos agentes que interagem com o contexto escolar.

Os programas formativos foram desenhados à medida das necessidades de capacitação identificados pelos profissionais e desenvolvidos em parceria com a TecMinho, enquanto Estrutura de Interface da Universidade do Minho.

Os conteúdos explorados na ação de capacitação dirigida aos profissionais de Psicologia, Ciências da Educação, Sociologia e Serviço Social, centram-se no processo e estratégias de mediação em contextos educativos e socioeducativos, coaching parental e educativo: uma abordagem consciente, metodologias de avaliação e intervenção psicoeducacional.

Os conteúdos explorados na ação de capacitação dirigida aos Terapeutas da Fala centram-se na intervenção da terapia da fala nas dificuldades de aprendizagem, na promoção de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura, na identificação precoce de dificuldades de leitura e de escrita no quadro de modelos multinível e a fluência e compreensão em leitura e escrita.

A equipa de formadores integra professores do Instituto de Educação da Universidade do Minho, tais como: Prof. Doutor Fernando Ilídio, Prof.ª Doutora Fernanda Leopoldina Viana, Prof.ª Doutora Ângela Meira e Prof.ª Doutora Ana Maria Silva.

Participaram igualmente como formadores a Prof.ª Iolanda Ribeiro da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Prof.ª Doutora Irene Cadime da Universidade Católica Portuguesa, Dra. Sílvia Cerqueira da Academia de Parentalidade Consciente, Prof.ª Doutora Ana Sucena da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e Dra. Brazelina Marques do Agrupamento de Escolas das Taipas.

Com estas acções ações de capacitação espera-se ter contribuído para a atualização de novos conhecimentos e metodologias de intervenção dos profissionais, que integram as Equipas Multidisciplinares dos projetos municipais de promoção do sucesso escolar da NUT III Cávado.

2019-01-24T11:07:49+00:00
Top