Home / The Region / County Information

The Region

Concelho de Barcelos

Barcelos é o maior concelho de Portugal, em número de freguesias. São 89 as freguesias que se localizam entre os vales dos rios Cávado e Neiva. A dinâmica do seu povo está reflectida na grandeza do artesanato - cujo exemplo mais flagrante é o Galo de Barcelos -, mas o concelho é hoje um produto da sua história, tipicidade e heranças que se preservam, a que se alia um forte desenvolvimento económico.  

Bem incrustado no coração do Minho, em Barcelos o visitante pode encontrar, em vários elementos, atractivos fortes para uma estada demorada.

Além do artesanato, que é imagem de marca e se reveste de uma importância notória, igualmente o património arquitectónico merece atenção. São os casos da Igreja Matriz (século XIII), Torre de Menagem (século XV), ou o Pelourinho, testemunho da herança do romano e do gótico. Daqui até à Franqueira são dois passos. E dali, a vista é extasiante. Dá calma e paz estender os olhos até ao litoral e saborear o azul do mar lá longe, ou do verde da montanha da Serra do Gerês.

Visite o site da Câmara Municipal de Barcelos em: www.cm-barcelos.pt
http://www.cimcavado.pt/arq/img/GALOS_1.jpg
13
Images
Newsletter
Vale do Cávado - All rights reserved.