ProgramaVF
A Comunidade Intermunicipal do Cávado apresenta na próxima quarta-feira, dia 28 de Junho, pelas 14h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Cávado.

O Plano prevê um investimento global de 4.184.586,00€ por via da implementação de 16 projetos municipais e 3 intermunicipais de combate ao insucesso escolar, contemplando a contratação de recursos humanos (equipas multidisciplinares), aquisição de equipamentos e recursos educativos digitais, atividades de enriquecimento curricular que promovam experiências artísticas, culturais e desportivas, promoção dos níveis de literacia (leitura, escrita, ciências experimentais e digitais), reforço dos materiais didático-pedagógicos ao dispor das escolas para gerar experiências de sucesso escolar, implementação de programa de educação para o empreendedorismo e ações de capacitação da rede educativa do Cávado.

O processo de elaboração do PIICIE foi liderado pela CIM Cávado, e resultou da cooperação estreita e empenhada dos seis Municípios e respetivos Agrupamentos de Escola e Escolas não Agrupadas da NUT III Cávado, na definição e concertação de uma estratégia centrada no combate ao insucesso escolar.

Este Plano visa contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo, de forma a combater o insucesso escolar (taxas de retenção e desistência), através do reforço à equidade no acesso à educação e melhorando a qualidade e a pertinência das aprendizagens e das competências adquiridas, em linha com as diretrizes da Estratégia Europa 2020, Portugal 2020 e POR Norte 2020.

Este é um instrumento de aprofundamento estratégico e operacional da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial e do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM Cávado, no domínio educativo, e pretende ser um importante reforço à estratégia das políticas públicas educativas na sub-região do Cávado, através da definição de uma estratégia educativa sub-regional e integra

Define uma estratégia educativa sub-regional e integra projetos de combate ao insucesso escolar adaptados às necessidades educativas locais, que sirvam de complemento e de reforço às ações em vias de implementação pelas Escolas e contribuam para o fortalecimento da atuação das mesmas em sede de parceria local no combate ao insucesso escolar.

Recorde-se que a CIM Cávado assumiu, em 2016, como aposta político-institucional, antecipar o processo de elaboração do seu Plano em fase prévia à abertura do Aviso de Candidatura pelo Programa Operacional NORTE 2020. Este facto permitiu que este tenha sido o primeiro Plano da Região a ser submetido e aprovado na 1ª Fase de 15 de Janeiro, no âmbito do Aviso NORTE-66-2016-28, contando com o apoio do Fundo Social Europeu (FSE) no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

Este Plano enquadra-se na contratualização do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) com o POR Norte 2020 e concretamente na Prioridade de Investimento 10.1: “Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais e informais, para a reintegração no ensino e formação”.

Desta forma, vimos por este meio convidar o V. Órgão de Comunicação Social a fazer-se representar nesta sessão, o que desde já se agradece.