A CIM do Cávado promoveu nos últimos anos um conjunto de ações direcionadas para a sustentabilidade dos rios Cávado, Homem e Neiva, que preconizam a sua valorização e qualificação ambiental, e a economia local.

Numa dessas ações, foi promovido um processo de monitorização da qualidade das águas balneares por um período de 3 anos, com vista a obter qualidade de água excelente em locais estratégicos. Este processo abrangeu 24 locais e permitiu a designação de 6 locais.

Posteriormente e com o objetivo de criar condições de valorização destes locais, de fruição e capacitação de infraestruturas proporcionando as condições mínimas necessárias para constituírem locais atraentes, cómodos e seguros, foram promovidos 5 projetos de execução de acordo com um programa comum e compatível com os requisitos da bandeira azul.

Monitorização da qualidade das águas balneares

O processo de qualificação de praias fluviais assenta, primordialmente, na qualidade das águas balneares. Tendo como base de escolha de novos locais esta condição, promoveremos a campanha de monitorização da qualidade das águas balneares, quer em locais já anteriormente monitorizados, quer em novos locais com características adequadas.

Elaboração da estratégia para promoção da rede de praias dos Rios Cávado Homem e Neiva

Realização de um programa de animação e de promoção comum a todas as praias. O escopo é que todas estas praias integrem uma unidade gerida em rede, com serviços e objetivos partilhados.