Sistema de Gestão de Qualidade para a CIM Cávado: após a obtenção da Certificação de Qualidade na Estrutura de Apoio Técnico do PTD Cávado, a CIM Cávado reitera o compromisso para com a qualidade dos serviços prestados aos municípios associados, desta vez promovendo o processo de certificação de qualidade para todas as Unidades da CIM Cávado.

Comunicação Institucional: afirmar a instituição, o território e a região. Tem disso um dos objetivos da CIM Cávado ao longo dos últimos anos, a promoção não só da instituição mas também da região e dos atrativos turísticos dos seis concelhos do Cávado, através da utilização de uma linguagem comum a todos os municípios. Pela curta existência desta instituição, a afirmação da sua marca tem sido um processo moroso, mas que tem vindo a evoluir, através do desenvolvimento significativo das atividades de comunicação direcionadas, não só para os seus públicos (municípios), como também para o público em geral. A comunicação na CIM Cávado tem constituído a expressão da legitimidade económica, social, política e cultural da organização, incluindo valores, ideologia da empresa, missão, visão ou aquilo que lhe dá sentido social. Sendo um elemento constitutivo da organização, tem objetivos de evolução constantes, através da implementação de novas técnicas, permitindo-se assim acompanhar as marcas do tempo e dos desenvolvimentos tecnológicos, ajustando-se às necessidades dos seus intervenientes e participantes.

Lançamento de Portal Institucional: relativamente à presença digital, esta instituição marca presença através de um site, criado em Junho de 2008 e posteriormente remodelado em 2011, preparado já nessa altura para a adaptação à Lei 45/2008 de 27 de Agosto. Com a Lei 75/2013, foram atribuídas novas competências a estas entidades, pelo que o âmbito de atuação das Comunidades Intermunicipais começou a ter outra dimensão, a qual o atual site não conseguia corresponder. Para além disso, e com o desenvolvimento tecnológico a crescer minuto a minuto, pretende-se criar um site que permita desenvolver-se ao mesmo tempo que a actividade desta CIM se desenvolve, que permita uma fácil interactividade com os utilizadores e visitantes do site, e que, sobretudo, permita a atualização constante a novos desafios, novos projetos, novas tecnologias e a novos mercados.

Lançamento da Plataforma AQUA Cávado: em 2017 prevê-se o lançamento de uma plataforma com um mapa interativo dos pontos de interesse dos recursos naturais e culturais da região, permitindo uma filosofia de gestão dinâmica de conteúdos Opensource.

Neste mapa interativo poderá aceder-se aos diversos recursos da Região, desde pontos de interesses turísticos, naturais e patrimoniais, percursos e áreas verdes. Assim, esta estrutura está a ser elaborada de forma a permitir posteriormente a integração da plataforma com outras no futuro.

Relação da CIM com Redes Sociais: a presença da CIM Cávado em determinadas Redes Sociais tem impulsionado a necessidade de abrir portas a novas plataformas. Assim, para o ano de 2017 prevê-se a caminhada pela rede social Instragram, com o objetivo de promover a região através de imagens de valor turístico.

Edições 2017: decorrente dos inúmeros documentos estratégicos elaborados pela CIM Cávado, para o ano de 2017 está prevista a edição e publicação integrada dos instrumentos operacionais e estratégicos do Cávado, bem como lançar o desafio a um autor para a edição de um Livro sobre o Rio Cávado.

Implementação de imagem institucional para a Autoridade Intermunicipal de Transportes e da Central de Compras da CIM Cávado: inseridas em vários projetos promovidos pela Agência de Energia do Cávado e agora pela Autoridade Intermunicipal do Cávado, a CIM Cávado coordena a atividade de comunicação com estas instituições parceiras, através do envio de notas de imprensa, preparação de reuniões com membros do Governo, atualização de informação dos meios de comunicação digitais da CIM Cávado, nomeadamente site institucional e redes sociais, dinamização de ações de comunicação para potenciar a participação em eventos e seminários de responsabilidade da CIM Cávado.

Cooperações Institucionais: instituições parceiras e protocoladas: CIM do Ave, CIM do Alto Minho, CCDRN, UM, IPCA, GNR, IPVC, UTAD.

Protocolo CIM e Guarda Nacional Republicana:  a CIM Cávado iniciou em 2014 uma parceria com a GNR – Comando Territorial de Póvoa de Lanhoso – uma ação de sensibilização da população idosa sobre as burlas e assaltos. Atualmente este protocolo é uma formalização do trabalho que tem vindo a ser realizado entre as duas instituições, através de outras campanhas já desenvolvidas: “Idosos em Segurança” (sensibilização da população idosa contra burlas); “Promoção de caminhos de peregrinação em segurança” (em concreto, o caminho de S. Bento); “Campanha de sensibilização contra furtos em feiras e romarias”.

Participação em grandes eventos:

  • BTL 2016
  • Open Days
  • Fitur