O “AQUA Cávado: o rio que nos une” é um projeto de caráter supramunicipal orientado para a sensibilização, conservação e valorização do património natural contido nas faixas ribeirinhas dos Rios Cávado e Homem.

As edições deste projeto decorrem anualmente, iniciando no mês de Março (Dia Mundial da Água) e culminando no Dia Nacional da Água (1 de Outubro). Sob o lema de “um rio que une os seis concelhos”, desde a primeira edição que este projeto conta com importantes parceiros, designadamente o Mosteiro de Tibães, a Esposende Ambiente, os seis Municípios do Cávado, a Katavus, a AGERE, o media partner Diário do Minho e a Cooperativa Cultural Velha a Branca.

O projeto é dirigido a vários públicos-alvo. Esta iniciativa tem vindo a ganhar dimensão, sobretudo junto da população local e escolar, pelas atividades desenvolvidas de elevado interesse público.

Para a realização da 3.ª Edição irão manter-se as principais ações realizadas no ano de 2015 e 2016, nomeadamente os “Dias Viver a Água”, o “Concurso de Fotografia” bem como atividades de lazer promovidas junto ao rio Cávado. Também serão mantidas as atividades de sensibilização destinadas aos temas da prevenção e preservação. Novos desafios têm vindo a ser estudados para a 3.ª edição, pretendendo-se para este ano dar um apontamento de criatividade, trazendo também a vertente criativa ao tema da água.