Enquadrado no estudo da Rede de Caminhos do Cávado, os Caminhos de Peregrinação a São Bento da Porta Aberta têm como especial enfoque o estudo e aferição de uma rede de caminhos coesa para o território da CIM Cávado e CIM Ave com o objetivo de sinalizar, limpar, desobstruir, assegurar passagens sobre linhas de água e promover a comunicação dos caminhos em segurança.

Com este projeto pretende-se valorizar um recurso do turismo religioso, mas também cultural e ambiental do território: os Caminhos de São Bento da Porta Aberta.

O caminho de São Bento conhece historicamente significativa procura por parte de peregrinos, facto que se tem vindo a intensificar nas últimas décadas. Nesta senda, planeamos a realização de ações que procuram estudar o valor histórico e cultural do caminho; qualificar a rede de caminhos de São Bento a nível de sinalização e informação e do conforto e segurança para os utilizadores; desenvolver ações de sensibilização e promoção da segurança dos peregrinos e caminhantes do Caminho de São Bento. Complementarmente, pretende-se desenvolver atividades de comunicação e divulgação que promovam os referidos caminhos enquanto lugares de história e cultura, no sentido de atrair mais peregrinos e turistas ao longo do ano. De salientar que o projeto envolve a CIM Ave como parceira e tem o apoio do Arcebispado de Braga, da Irmandade de São Bento, da GNR e do Turismo Porto e Norte.