A Comunidade Intermunicipal do Cávado, juntamente com a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta e a GNR – Destacamento Territorial de Póvoa de Lanhoso, vão apoiar, durante esta época de Verão, os peregrinos que ocorrem em massa ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta.

Estas acções de apoio aos peregrinos decorrem durantes os fins de semana de 14 Julho e 14 de Agosto, durante a noite, e compreendem um apoio com instalação de tendas de apoio aos peregrinos que fazem este caminho a pé oriundos de várias localidades da região.

Neste sentido, serão instaladas duas tendas de apoio, uma nas Cerdeirinhas (Vieira do Minho) outra em Santa Maria do Bouro (Amares). Estas tendas constituem um apoio em que os peregrinos poderão aceder e aí receber, durante a noite, auxílio quer ao nível de informação sobre o caminho, quer ao nível do acesso gratuito a água, café, fruta, entre outros produtos.

Com a presença física de duas tendas, estas instituições pretendem que, nos dois dos principais acessos a S. Bento, seja aumentada a informação aos peregrinos, permita criar segurança na estrada, e sobretudo conforto dos milhares de utilizadores destes caminhos nos meses de verão.

É objetivo da CIM Cávado, de há uns anos para cá, desenvolver e implementar várias projetos com a Irmandade, a GNR e outros actores deste território, no sentido de valorizar o qualificar o Caminho de S. Bento da Porta aberta, enquanto recurso de turismo religioso, cultural e ambiental.