Foi hoje publicado o Aviso SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego para o território da NUT III Cávado. Esta linha de financiamento visa apoiar o empreendedorismo e emprego nas regiões de baixa e alta densidade e que será gerida pela CIM Cávado e pela ATAHCA. Este sistema de incentivos destina-se a ações de empreendedorismo e melhoria de projetos de micro e pequenas empresas com taxas de incentivo relevantes que podem ir até 60% e que contemplam a grande generalidade de setores de actividade e uma vasta gama de tipologias de despesa de investimento.

Assente numa lógica de estimular pequenos negócios em territórios de baixa densidade ou em territórios com elevado índice de desemprego, o SI2E prevê a aplicação de fundos da União Europeia para a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.

Os destinatários deste Aviso são as micro e pequenas empresas, incluindo entidades que exerçam uma atividade artesanal ou outras atividades a título individual ou familiar, sociedades de pessoas ou associações que exerçam regularmente uma atividade económica.

Recorde-se que neste Aviso, os investimentos até 100 mil Euros, serão gerido no território do Cávado pela ATAHCA, Grupos de Ação Local (GAL), responsáveis pela dinamização das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). Os Investimentos entre 100 e 235 mil Euros são geridos pelos responsáveis pela CIM Cávado, entidade responsável dinamização dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT).

Para melhor esclarecimento deste aviso, será realizada hoje, no Museu D. Diogo de Sousa, uma sessão pública de esclarecimentos sobre todos os pormenores deste programa de incentivos, que entrará em vigor durante a presente semana pelo NORTE2020, apresentando situações práticas de potenciais situações de investimento a que se seguirá um amplo debate sobre novos desafios para as indústrias tradicionais e tecnológicas.

As sessões de esclarecimento estão a decorrer nos 6 municípios do território da NUT III Cávado, tendo sido já realizadas sessões em Vila Verde, Terras de Bouro, em Amares, Barcelos e Esposende.