Quatro instituições do território do Cávado e Ave assinam amanhã, dia 20 de Dezembro de 2016, um protocolo de cooperação no sector dos transportes e mobilidade. Esta cerimónia realiza-se no Palácio dos Biscaínhos, pelas 14h30, com a presença das quato instituições que irão assinar o documento, nomeadamente as Comunidades Intermunicipais do Cávado e Ave, a Universidade do Minho e a Associação de Municípios Quadrilátero Urbano.

 

O presente Protocolo tem por objeto estabelecer campos de acção comum na temática dos transportes, e o seu desenvolvimento, no contexto de uma abordagem territorial alargada, intermodal e integrada da mobilidade. Assim, é intenção destas instituições promover a criação de um quadro de cooperação entre as partes outorgantes com vista à partilha de conhecimento, de recursos disponíveis para a implementação do Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, estabelecido pela Lei nº 52/2015. Os signatários reconhecem que a cooperação é necessária para encontrar as melhores soluções, e ainda que os princípios de fiabilidade e de confiança devem presidir na construção e implementação de estratégias sustentáveis de mobilidade flexíveis para integrar novos desafios e oportunidades.

 

Em representação das entidades outorgantes, estarão presentes os seguintes signatários do contrato: pelas CIMs do Cávado e do Ave , os Primeiros Secretários Executivos, Eng.º Luis Macedo e Eng.º Gabriel Pontes respectivamente. A Universidade do Minho estará representada pelo seu Reitor, Professor Doutor António Augusto Magalhães da Cunha (UM) e o Quadrilátero Urbano (AMFEQ) será representado pelo seu Presidente, Dr. Ricardo Rio.

 

Para além das entidades signatárias, estará presente na sessão o Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, Prof. Dr. Fernando Freire de Sousa, que posteriormente reunirá com os Senhores Presidentes que integram o Conselho Intermunicipal do Cávado.

 

Neste âmbito, convidamos o V. Órgão de Comunicação Social a fazer-se representar neste cerimónia de assinatura de Protocolo, o que desde já se agradece.