O projecto UP Cávado, desenvolvido pela CIM do Cávado em parceria com a InvestBraga e com a Agência de Energia do Cávado, será apresentado publicamente na próxima terça-feira, dia 13 de junho, na sala de conferências do edifício GNRation – sala de conferências – pelas 14h30, em Braga.

Resultado de três candidaturas aprovadas no âmbito do Aviso ao Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIACs), do Programa Operacional Norte2020, o UP Cávado visa a melhoria global da competitividade empresarial da NUT III Cávado. Em conjunto, estas três operações pretendem implementar acções de dinamização empresarial, relacionadas com o “Empreendedorismo”, a “Qualificação” e a “Internacionalização”. O orçamento previsto para a implementação destas acções compreende um montante de, aproximadamente, um milhão de euros (1 000 000,00€), para o período temporal de dois anos.

Este projecto agrega os seis municípios da CIM do Cávado – Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, que, em articulação com as entidades e associações comerciais e industriais que actuam no território, pretendem mobilizar novas dinâmicas empresariais e tornar mais atrativo o investimento na região, através da simplificação de processos, da facilitação de redes de networking e de um conjunto de ações de internacionalização.

Na sua essência, o UP Cávado tem como objetivos a mobilização e dinamização do espirito empreendedor; a qualificação do tecido empresarial focada no aumento da produtividade; a capacitação para a internacionalização e o aumento da visibilidade e notoriedade internacional da oferta de bens e serviços do território.

Recorde-se que este projecto está integrado numa das novidades do Portugal 2020 (SIACs) que se destina a promover o espírito empresarial através das comunidades intermunicipais (CIM). “Toda esta nova abordagem é reflexo do entendimento que vem sendo reforçado entre os autarcas quanto à importância de explorarem proveitosamente a escala supramunicipal em benefício das suas populações e dos seus territórios”, diz Fernando Freire de Sousa, Gestor do Norte 2020 e Presidente da CCDR Norte.

Neste âmbito, convidamos o V. Órgão de Comunicação Social a fazer-se representar nesta sessão, o que desde já se agradece.

 

P’O Gabinete de Comunicação

 

CIM Cávado: www.cimcavado.pt

InvestBraga: investbraga.com