A campanha audiovisual “CIM do Cávado” constituída por 7 filmes, incluindo filmes individuais sobre os 6 municípios da NUT III Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vida Verde) ganhou o prémio especial de Melhor Filme da Região Porto e Norte de Portugal no Festival Art&Tur, que decorreu entre os dias 19 a 22 Outubro. Este prémio é uma das mais importantes distinções da competição nacional do festival.

Lançados no mês de Maio deste ano, os 7 filmes tem tido grande sucesso nas redes sociais com um total de mais que 800.000 visualizações e mais de 25.000 partilhas no facebook.

Num registo visual dinâmico, os filmes relevam o patrimônio material e imaterial dos 6 municípios, incluindo sítios emblemáticos como o Parque Nacional de Peneda Gerês, os Santuários, Basílicas, Mosteiros e Igrejas de cada concelho, até momentos festivos de grande relevo como o São João de Braga, a Festa das Cruzes, Festa das Colheitas, Festas de Santo António de Amares e Vila Verde e Feira Mostra de S. Martinho, entre outros.

Os comentários deixados nos posts dos vídeos online têm sido muito positivos, realçando a qualidade do trabalho e a sua capacidade de transmitir algo do especial no espirito e alma de cada município retratado.

A campanha audiovisual foi encomendado pela CIM do Cávado do âmbito da sua Capacitação Institucional e foi produzida e realizada por Martin Dale, gerente da produtora independente, Sombra Chinesa Lda, que é também docente de Audiovisual e Multimedia do Curso de Ciências de Comunicação, da Universidade do Minho.

A equipa técnica envolvida no projeto também incluiu João Braga e Os Fredericos – The Movie Makers. O filme promocional sobre Esposende também contou com o apoio de Forum Esposendense para as imagens subaquáticas.
Com um recorde de 301 filmes inscritos e com a presença de 52 países, esta 9ª edição do ART&TUR recebeu os maiores talentos de cinema associado ao turismo.

Com a duração de cerca de três minutos, cada filme mostra a singularidade das paisagens, as gentes e suas tradições, o melhor do património costumes e tradições de cada concelho, tendo a sua publicação tornado viral em todos os meios digitais.

Os vídeos podem ser vistos através da página institucional do facebook, ou através do canal youtube.